Empresários de Sucesso TV | Entrevista com Pedro Godinho

Empresários de Sucesso TV | Entrevista com Pedro Godinho

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O canal Empresários de Sucesso TV, tem como objetivo apresentar empresários de diversos setores, que através de suas empresas e ideias inovadoras ganharam destaque junto aos consumidores.

No último mês de fevereiro foi a vez de Pedro Godinho, fundador e CEO da Teraware Soluções em Software e Internet.

 

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

https://youtu.be/tVR2e0sww4s

 

* De início, Pedro começou contando sobre a criação da Teraware, como surgiu esse projeto de sucesso.

 

Pedro Godinho: Desde pequeno tive o sonho de ser empreendedor e deixar minha assinatura no mundo. Através do empreendedorismo achei um caminho que pudesse impactar empresas atendidas e colaboradores que participam nos projetos e transformações que a teraware faz no mercado.

 

Inicialmente a teraware surgiu focada em trabalhar em sistemas de gestão (ERP), atendendo nichos de educação, indústria e help desk. Com o tempo fomos criando projetos em outros segmentos. Nesses 10 anos de mercado, estamos inseridos em diversos segmentos, com vários cases funcionando no mercado.

 

* Logo após, o apresentador indagou qual a importância da teraware para as empresas, para seus clientes.

 

Pedro Godinho: Na verdade, sempre falo que a Teraware é uma empresa de tecnologia, ela fornece a tecnologia e o expertise na construção dos projetos e as empresas entram com seu conhecimento de negócio, no dia a dia. Tem empresas que são bem específicas no seu negócio, então, juntando as duas coisas, vira um casamento onde o objetivo maior é uma relação duradoura, uma relação de ganha-ganha entre as partes. Em cada projeto implementado, nós ajudamos os clientes a permanecerem mais tempo no mercado, ganhando vantagem competitiva. Basicamente temos a união de tecnologia da Teraware e a regra de negócio das empresas atendidas.

 

* Depois de responder sobre a importância da Teraware, Godinho falou sobre cases de sucesso.

 

Pedro Godinho: Hoje atuamos fortemente em várias áreas, estamos inseridos em educação, indústria, serviços jurídicos e tributários, instituições financeiras e serviço público. Dentro dessas áreas fizemos alguns cases ao longo dessa trajetória.

Por exemplo, um sistema para gestão tributária, com gerenciamento de escritório jurídico; temos também outro software para cálculo de aposentadoria do servidor público; um software de gerenciamento de protocolos da Anvisa; e ainda um sistema para educação continuada que atende todos os municípios do Rio Grande do Sul, onde, através desse software, surgiu um novo produto da Teraware, que se chama TWEduc. Ele é focado em atender instituições de ensino. 

 

Assim, a Teraware transita em várias áreas. Em cada área a gente tem vários cases para ilustrar.

 

* Pedro também foi perguntado sobre o diferencial da Teraware.

 

Pedro Godinho: Temos um mantra aqui na Teraware, nós não criamos produtos e serviços para a Teraware, sim para nossos clientes. Então o primeiro ponto chave do negócio é escutar o cliente. A gente precisa saber quais são as dores do cliente, o que ele precisa, qual a solução que vai melhorar o negócio dele cada vez mais. 

 

Esse é o ponto chave, escutar o cliente, identificar a dor pra poder dar exatamente o que ele precisa. Nosso diferencial nesse processo é que construímos um projeto customizado conforme a necessidade dele. A gente escuta esse cliente e vai desenvolver soluções específicas para ele. 

 

E no mercado existem muitas soluções prontas, que o cliente compra e precisa se adaptar a essa ferramenta. Muitas vezes as empresas não usam 100% da ferramenta,. Nós acabamos projetando uma solução para esse cliente, de forma integrada, escalável, conforme sua imagem e semelhança. Então esse é o nosso diferencial, criar uma solução junto com o cliente, customizada, uma solução tecnológica.

 

* Por citar que a Teraware auxilia gestores através de suas soluções, Pedro foi indagado sobre qual o principal problema de gestão encontrado nas empresas.

 

Pedro Godinho: Na verdade é o seguinte, nesses 10 anos de empresa e mais de 20 na carreira de tecnologia, temos uma frase muito utilizada: não se pode controlar o que não se mede. Muitas empresas têm uma gestão, um tempo de mercado, um histórico onde esses dados não são utilizados para ganhar uma atração, uma vantagem competitiva em cima das outras empresas.

 

O que eu sempre digo para as empresas é a seguinte questão, todos os processos da empresa, do início ao fim, devem ser monitorados. Desde uma publicação numa rede social, até tendências de consumo do cliente. Essas ferramentas que a Teraware trabalha vem para auxiliar na medição desses dados, dando uma visão 360° para as empresas, onde as empresas podem tomar decisões em cima de dados. Hoje em dia, com a pandemia, se não tivermos dados para tomar decisões, não vamos sobreviver três ou quatro meses. 

 

* Por fim, Pedro Godinho falou sobre os projetos de expansão da empresa.

 

Pedro Godinho: A teraware em 2020 iria abrir uma filial em Santa Catarina, mas adiamos devido a pandemia. Em termos de expansão comercial, o foco agora é abrir essa sede em SC e outra em SP, buscando mais aproximação com o cliente, pois hoje atendemos clientes do Brasil todo, por isso é importante uma sede para mantermos essa aproximação. Em nosso roadmap de produtos, temos uma carteira de produtos relacionada à inteligência artificial, então estamos especializando áreas dentro da empresa, para cada vez mais criarmos soluções tecnológicas para nossos clientes, com foco sempre no auxílio da gestão empresarial.