O outsourcing de TI envolve riscos para a governança?

O outsourcing de TI envolve riscos para a governança?

  • Gestão Empresarial

Na atual era digital, a tecnologia da informação (TI) é importante, se não como parte integrante, ao menos como um suporte fundamental das operações da maioria das empresas. Exatamente por isso, muitas marcas terceirizam parte ou a totalidade da sua TI para provedores. O fato é que outsourcing de TI privilegia a governança.

Os tipos mais comuns de outsourcing de TI estão em:

  • desenvolvimento e manutenção de sistemas;
  • operações de data center;
  • administração de rede;
  • serviços de recuperação de desastre;
  • hospedagem de aplicativos;
  • computação em nuvem.

As grandes e as pequenas empresas, muitas vezes, optam por terceirizar seus sistemas e serviços de tecnologia da informação por uma variedade de razões. Esta escolha traz consigo alguns benefícios óbvios e alguns riscos nem sempre tão evidentes.

As empresas que optam por terceirizar a TI devem pesar os riscos e os benefícios com cuidado, tomar medidas para atenuar os riscos associados e preparar seus empregados para a mudança com o lançamento de uma campanha sobre os benefícios do outsourcing.

Mas a verdade é que essa terceirização envolve mais vantagens do que riscos. Confira algumas!

FOCO EM OPERAÇÕES CENTRAIS

A terceirização de serviços de TI permite que os gerentes de negócios possam se concentrar em metas e objetivos principais. Alguns gerentes podem ter que dividir suas energias entre as atividades que envolvem potenciais clientes e as preocupações com as operações fora dos objetivos do negócio. Terceirização alivia essa necessidade, deixando que os gerentes de negócios concentrem suas energias em suas áreas de competência.

RECURSOS

Muitas pequenas empresas não têm o orçamento ou recursos necessários para implementar os sistemas e os serviços de TI de que precisam. As grandes empresas têm os recursos para manter os sistemas e os próprios serviços. Outsourcing de TI cria um campo de jogo mais justo entre as pequenas empresas e as grandes empresas.

ECONOMIA

Serviços de TI compõem os custos fixos para as empresas que não terceirizam. As empresas que optam por terceirizar TI convertem esses gastos fixos para as variáveis, liberando capital para uso em outras áreas. Isso torna o negócio mais atraente para os investidores, uma vez que a empresa tem mais capital para canalizar para áreas de operações que produzem diretamente as receitas.

CONTROLE DE DESPESAS

As empresas que optam por realizar todas as operações internamente devem dividir as despesas associadas a estas atividades com os clientes. Terceirizando os serviços de TI para uma empresa especializada em redes de negócios e apoio, faz aliviar um pouco essa despesa, dando à empresa vantagem competitiva em relação aos preços de bens e serviços.

Os maiores riscos operacionais em terceirização relacionam-se com a segurança e o controle. As instituições que lidam com uma grande quantidade de dados pessoais e confidenciais ou de clientes são confrontadas com o desafio de garantir a solidez dos sistemas de controle interno para suportar os riscos de ciberataques e mau uso pelos funcionários.

A segurança do local físico, proteção contra malware, verificações de antecedentes dos empregados e tantos outros riscos podem ser eliminados com a outsourcing de TI. Dessa forma, você consegue contratar uma empresa de fora que terá como foco cuidar de suas informações. O que você precisa fazer é pesquisar por empresas terceirizadas que são sérias e que tenham certa estabilidade no mercado.

Aliás, a própria gestão da imagem corporativa está em jogo, mas, após observar as vantagens de outsourcing de TI, a empresa denota mais credibilidade em não envolver seus funcionários no sistema, pelo menos não a equipe inteira. Entenda por que você precisa contratar uma empresa de TI.

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